Paróquia Organismos M. Leigos M. Ordenado Religiosas Pastorais Específicas Movimentos
Histórico Comunidades Coordenação Pároco Atual Franciscanas Noivos Jovens Franciscana Secular
Secretaria Grupos de Vivência Palavra Diácono Permanente Batismo 3º Idade RCC
Contato Sociedade S. V. Paulo Enfermos Familiar Mãe Rainha
ECC Exéquias 1°Eucaristia
Grupo de Artesanato Crisma
Iniciação Cristã
Permanente
Todas Pastorais
 
 
 
 
 
Pastoral da Catequese de crianças na Eucaristia

Depois de batizada, a criança deve receber uma catequese na família até a idade da discrição, quando a criança já se torna capaz de distinguir as coisas. Isso acontece mais ou menos aos 7 anos de idade e nesta fase, a criança deve ser encaminhada para a catequese formal na comunidade, sendo então preparada para a Primeira Eucaristia.

Processo da Catequese para a Eucaristia

1.0 - Acolhimento: acontece quando a criança procurar a comunidade para fazer a catequese . Ela participará das celebrações e outras atividades , cujo objetivo é tomar conhecimento do processo catequético , refletir se realmente deseja seguir a Jesus e perceber a presença de Deus em sua vida.

2.0 - Matricula: serão feitas sempre no inicio do semestre de cada ano, para as crianças que foram acolhidas. A família será convidada a assumir o compromisso de acompanhar e participar da catequese da criança.

3.0 - Etapa: serão seguidas etapas gradativas, respeitando-se a idade de cada criança , podendo assim atender melhor suas características e interesses próprios da idade.

3.1 - Iniciação I: dos 6 aos 7 anos - Tem por objetivo observar e admirar as belezas da natureza e o homem parecido com o Criador , captando os sinais e as marcas de um Deus bom que se revela através de toda a criação.

3.2 - Iniciação II: dos 8 aos 9 anos - Pretende levar a criança a observar e refletir sobre as relações entre o homem e o mundo , pessoa , família , comunidade local e eclesial.

3.3 - Pré-Eucaristia: dos 10 aos 15 anos - Pretende levar a criança a acolher Jesus de Nazaré em sua vida.

3.4 - Eucaristia: Levar a criança a acolher Jesus nos sacramentos de iniciação , especialmente no da Reconciliação (Confissão) e Eucaristia.

3.5 - Pós-Eucaristia (Perseverança): Levar o catequizando a conhecer e a amar a Bíblia e a perseverar na fé , na esperança e na caridade , para tornar a vida e a caminhada do povo similar à caminhada de Cristo na Galiléia.

4- Catequese de Adultos: após os 16 anos: Será observada as orientações da Catequese de Iniciação de Adultos.

Catequista cadastre aqui as Ficha ou a Turma e também o Sacramento informe quais os catequizandos de sua turma que serão Batizados e também os que farão a a Primeira Eucaristia

Para outros detalhes, entre em contato com a Secretaria ou com a Comunidade Constituída a qual você pertence.