Paróquia Organismos M. Leigos M. Ordenado Religiosas Pastorais Específicas Movimentos
Histórico Comunidades Coordenação Pároco Atual Franciscanas Noivos Jovens Franciscana Secular
Secretaria Grupos de Vivência Palavra Diácono Permanente Batismo 3º Idade RCC
Contato Sociedade S. V. Paulo Enfermos Familiar Mãe Rainha
ECC Exéquias 1°Eucaristia
Grupo de Artesanato Crisma
Iniciação Cristã
Permanente
Todas Pastorais
 
 
 
 
 
Pastoral da Crisma

As inscrições para a Crisma são feitas todo início de ano. Próxima inscrição será em 03 de Janeiro de 2012 à 31 de Janeiro de 2012.

A Crisma, na prática pastoral da Igreja no Brasil, fica na terceira fase da iniciação cristã, quando a pessoa já tem condições de maturidade para fazer opções conscientes e responsabilizar-se por elas. Por isso a Crisma também é chamada de sacramento da maturidade.

O trabalho com a Pastoral da Crisma começa com os jovens aos 14 anos de idade, uma vez que o Diretório dos Sacramentos da Arquidiocese de Campinas define 15 anos como a idade mínima para a recepção deste sacramento.

Na nossa paróquia o trabalho com a Crisma é desenvolvido de 5 modos, respeitando-se as diferenças de situação vivencial de cada um:

1º Modo
Os adolescentes participantes da “Perseverança”, depois da Primeira Eucaristia, por volta dos 14 anos e tendo boa freqüência durante este tempo, serão preparados para o Sacramento do Crisma.
2º Modo
Os adolescentes entre 14 e 18 anos que fizeram a Primeira Eucaristia e depois se afastaram, participam de grupos para a preparação ao sacramento durante pelo menos um ano, acompanhados por um/a catequista.
3º Modo
Os jovens solteiros de 19 anos ou mais, que já tenham feito a Primeira Eucaristia, também participam de grupos durante pelo menos por um ano , acompanhados por um/a catequista.
4º Modo
As pessoas já casadas, que já tem um estado de vida definido, participam de grupos específicos para a preparação ao Sacramento do Crisma. Este modo deverá ajudar na missão assumida no matrimônio e deve durar pelo menos um ano, com acompanhamento de um/a catequista.
5º Modo
Os jovens de 16 anos ou mais que ainda não fizeram a Primeira Eucaristia serão encaminhados para os Grupos de Iniciação Cristã.

Todos estes modos de preparação foram pensados e executados conforme o Diretório dos Sacramentos da Arquidiocese de Campinas.

Catequista cadastre aqui as Fichas da sua Turma e também o comprovante dos Sacramentos, informe quais os catequizandos de sua turma que serão Batizados, os que farão a a Primeira Eucaristia e também os que serão Crismados.

Para outros detalhes, entre em contato com a Secretaria ou com a Comunidade Constituída a qual você pertence.