Paróquia Organismos M. Leigos M. Ordenado Religiosas Pastorais Específicas Movimentos
Histórico Comunidades Coordenação Pároco Atual Franciscanas Noivos Jovens Franciscana Secular
Secretaria Grupos de Vivência Palavra Diácono Permanente Batismo 3º Idade RCC
Contato Sociedade S. V. Paulo Enfermos Familiar Mãe Rainha
ECC Exéquias 1°Eucaristia
Grupo de Artesanato Crisma
Iniciação Cristã
Permanente
Todas Pastorais
 
 
 
 
 
Pastoral Permanente

No sentido bíblico, a palavra Pastoral está ligada à palavra “Pastor”, pois no Novo Testamento, Jesus se apresenta como o “Bom Pastor” que ama e cuida das suas ovelhas (Mt 15 , 24 e Jo 19 , 1-30).

Na pratica da Igreja, Pastoral e Evangelização tem o mesmo sentido, a mesma força. Quando falamos de ação evangelizadora, ação missionária, falamos do sentido que deve estar presente em toda ação pastoral, a qual deve ser a expressão do dinamismo de toda a Igreja.

Pastorais Permanentes ou Sacramentais
Compreendemos por Pastorais Permanentes ou Pastorais Sacramentais, aqueles serviços voltados para a celebração dos Sacramentos.

Estes serviços são apoiados pelos Agentes de Pastorais, designados pelas comunidades e agindo em seu nome, fazem a ligação destes sacramentos com a caminhada do povo em busca da vida, dignidade e plenitude, gratuitamente dadas pelo Pai.

No nascimento, a vida é celebrada no sacramento do Batismo; no crescimento, o alimento verdadeiro recebemos na Eucaristia; no assumir de forma madura a missão e a responsabilidade neste mundo, o verdadeiro espírito que nos guia nos é dado pelo sacramento do Crisma; quando fazemos experiência de risco de vida, pelo pecado ou pela doença, o verdadeiro remédio salvífico nos é dado pelos sacramentos da Reconciliação (Confissão) e/ou Unção dos Enfermos; quando há opção pela vida sacerdotal ou matrimonial dois sacramentos as caracterizam: a Ordem para os que vão ser Padres e o Matrimônio para os que se casam.